12 de jun. de 2010

Pipocas!

Difícil um aniversário que não tenha ela. Difícil mais ainda é em um cinema não ter ela. Branquinha, quentinha, com manteiga, sal... Há quem faça uma variação, colocando doce, corantes artificiais. Não importa como... Mas, a pipoca tem um poder de atração com as crianças sem igual.

Pipoca é um prato feito a partir de uma variedade especial de milho, que estoura quando aquecido, ao aquecermos os grãos de milho de maneira rápida, a umidade interna é convertida em vapor. Num determinado ponto, a pressão estoura a casca externa, transformando a parte interna numa massa pouco consistente de amidos e fibras, maior do que o grão original. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional. Seus grãos podem aparecer em vários formatos (achatados, pontiagudos, etc.) e cores (como amarelo, branco, rosa, roxo, etc.). Apresenta como característica grãos pequenos contendo amido duro ou cristalino que possui a propriedade de estourar quando submetidos ao aquecimento, originando a popular pipoca. (Wikipédia)

Um bom "casamento" é pipoca com guaraná. Mas, não importa com que, na hora de ver aquele filme legal ou o jogo do time de coração, uma tigela de pipoca quentinha com um refrigerante de qualquer sabor, é uma boa pedida.

Não é todo milho que estoura. Como vimos no trecho do Wikipédia, a transformação em pipoca só acontece com uma variedade especial de milho. As mais cultivadas são as da espécie Zélia e Colorado pop-1.

O milho e suas variedades... Há o milho para pipoca, o milho que não comemos mas que serve como alimento para animais, há o milho para fazer canjica, milho que é para produção de farinha, para produção de flocos, há também milho que misturam ao café (isso descobri enquanto trabalhava no mercado), há o milho que é colhido verde, para ser consumido assado ou cozido, ou ainda para ser ralado a fim de se fazer a pamonha e outros quitutes deliciosos.

Pequena, média, grande, doce, salgada, sozinha ou acompanhada. Não importa como. Comer pipoca é bom demais!!!

E não podemos esquecer de uma pipoca bem prática! A pipoca de microondas. Basta por no microondas, por 2min (em média). O saco estoura e o cheiro se espalha. Sem falar que com a pipoca de microondas podemos escolher sabores. Há diversos no mercado. Inclusive light!

Agora, uma coisa me intriga... Por mais que tente, a pipoca alheia é sempre mais sequinha, mais cheirosa, mais quentinha, mais gostosa... Por que será?

PS: Não podemos esquecer... Aproxima-se as festas juninas. Pipoca, milho cozido, milho assado... Vamos comer milho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário