9 de jun. de 2010

O Beijo na Times Square

Este beijo prolongou-se por décadas em torno de um mistério, acerca da identidade dos protagonistas da foto. Mas primeiramente, para quem não conhece o significado desta fotografia “O beijo” é umas das imagens mais marcantes da história, simbolizando a celebração da vida pós-guerra. Enfim, o regresso para casa, daqueles que estiveram por um longo período distante de sua pátria.
O Japão havia declarado sua rendição e a Segunda Guerra Mundial havia terminado. No dia 15 de Agosto de 1945 americanos saíam para as ruas a comemorar o fim da Grande Guerra. Abraços emocionantes se espalhavam por toda parte, quando um personagem foi capturado pelas lentes do fotógrafo Alfred Eisenstaedt. Um marinheiro ao saber da noticia, agarrou-se a uma enfermeira que passava pela multidão e beijou-a apaixonadamente. Ali estavam dois perfeitos estranhos que se conheceram naquele instante; e assim registrou-se tal imagem de excitação e paixão, para sempre imortalizada.
Em Times Square, no Dia da Vitória, eu vi um marinheiro que vinha agarrando todas as moças que encontrava. Eu saí correndo junto a ele com minha Leica, olhando para trás por cima de meu ombro. Então, de repente, numa mínima fração de tempo, vi alguma coisa branca sendo agarrada. Girei em torno e cliquei o momento em que o marinheiro beijava a enfermeira. Tirei exatamente quatro fotos. “Foram conseguidas em poucos segundos” – Alfred Eisenstaedt.

Agora a resolução de um mistério. Anos depois a enfermeira foi identificada como Edith Shain. Ela enviara em 1980, aos seus 62 anos, uma carta ao fotografo que dizia:

"Sou eu. Nunca o assumi publicamente porque podia colocar-me numa posição pouco digna. Mas agora os tempos mudaram" – Edith Shain.

Glenn McDuffe e Edith Shain
Já o marinheiro da foto foi bem mais difícil descobrir. Mais de seis décadas depois, após um estudo biométrico na foto por um perito forense (Lois Gibson), o homem foi identificado como Glenn McDuffe. Um veterano de guerra já com seus 80 anos, e que tentava provar ser o autor daquele beijo.
“Não podia estar mais feliz”, disse McDuffie ao The Times. “Pensei que ia morrer antes de resolver esta questão. Era o meu maior medo” - acrescentou.
Carl Muscarello e Edith Shain
Para se ter uma idéia, dez homens diziam ser o marinheiro da foto, mas este estudo descartou com mais exatidão os candidatos em questão.
Mesmo assim tal revelação no final das contas gerou controvérsias, pois um dos que afirma ser o marinheiro da foto possui fortes argumentos que lhe atribuem como o autor do beijo. Carl Muscarello (oficial aposentado) era considerado o verdadeiro, tendo em base nas alegações que dera, tais como: relatos de onde tinham ido jantar e o que ela lhe tinha dito depois do beijo. Coisas que ninguém poderia saber. Naturalmente McDuffe tem também a sua versão, mencionando a presença do fotógrafo naquela ocasião.
Verdadeiro ou não Muscarello teve mais repercussão, aparecendo diversas vezes ao público junto da enfermeira, incluindo posar para uma foto na Times Square beijando-se. Chain tem hoje 92 anos.

Para encerrar, as palavras da enfermeira, dizendo que tal foto não mudou em absolutamente nada sua vida:

"O Sol nasce, o Sol põe-se. Não muda nada. Nem foi grande coisa. Afinal meninas bonitas recebem sempre mais do que um único beijo, não é? Foi um bom beijo, longo. Fechei os olhos e não resisti. Às vezes penso que se não estivesse acompanhada com uma amiga talvez tivesse ficado ali".

Nenhum comentário:

Postar um comentário