29 de dez. de 2022

Avatar 2: James Cameron cortou cenas de tiroteio para evitar “fetichizar armas”

Avatar 2: James Cameron cortou cenas de tiroteio para evitar

O diretor James Cameron revelou que retirou quase 10 minutos de Avatar: O Caminho da Água. Conhecido por rejeitar cortes para deixar seus filmes mais curtos, o cineasta explicou que tomou a decisão para evitar a fetichização de armas em sua produção.

Cameron disse à Esquire que precisou ser cuidadoso para manter os embates sem tornar o filme desnecessariamente “feio” de se ver:

“Na verdade, eu cortei uns 10 minutos do filme focados em tiroteio. Quis me livrar um pouco da feiura, para encontrar um balanço entre a luz e as trevas. Você precisa ter conflito, é claro. Violência e ação são a mesma coisa, dependendo de como você olhar. Esse é o dilema de todo cineasta de ação, e sou conhecido dessa forma.”

O diretor explicou que a razão para esse cuidado está na forma como a sociedade lida com armas atualmente. Feliz por viver na Nova Zelândia, país que baniu armas semiautomáticas após um atentado, ele disse que não faria os filmes de O Exterminador do Futuro da mesma forma:

“Olho para alguns filmes que fiz e não sei se gostaria de fazê-los hoje. Não sei se gostaria de fetichizar a arma nos dias de hoje como fiz nos filmes de Exterminador do Futuro, há 30 anos. O que está acontecendo com as armas na nossa sociedade me enoja.”

Essa reflexão não significa que James Cameron abomine O Exterminador do Futuro. Na última semana, o cineasta disse estar discutindo um reboot da saga, que retornaria focando nos perigos das Inteligências Artificiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário