5 de mar. de 2020

Boletim informa de quinta-feira, 5, sobre o naufrágio da embarcação Anna Karoline III



O Governo do Estado do Amapá e a Defesa Civil Estadual informam o resultado dos trabalhos do plano de ação emergencial realizado na região do naufrágio do navio Anna Karoline III nesta quinta-feira, 5 de março:

Vítimas

- 49 sobreviventes.

- 29 corpos resgatados, dos quais 20 foram identificados.

- 09 desaparecidos.

Medidas
- Já está aberto o procedimento para contratação emergencial de empresa que execute a emersão do navio naufragado.
- Alimentos e água potável foram transportados para o local do naufrágio, na manhã desta quinta-feira. Os insumos são para atender militares e famílias que estão no local do acidente.
- Mais de 50 pessoas estão na região colaborando com as buscas e resgate. Os produtos foram adquiridos após o Estado decretar situação de emergência. Além dos suprimentos, também foram levadas urnas funerárias.
- Uma balsa foi abastecida com combustível e também com água potável, que serão enviados para o local do naufrágio na noite desta quinta-feira, 5. A balsa deve sair à meia noite, tem tempo médio de 12h de viagem. Também serão levadas embarcações do exército para reforçar as buscas e resgate de vítimas.

Serviços

- Fazem buscas no local do desastre 27 mergulhadores do estados do Amapá, Pará e Amazonas.

- Atendendo ao pedido dos familiares das vítimas, o Governo, Marinha e Prefeitura de Macapá irão disponibilizar telefone por satélite e internet. Medida vai permitir comunicação do local do naufrágio à cidade de origem de cada um.

- Uma lista de transmissão exclusiva com os familiares foi criada pelo Governo do Amapá para disponibilizar boletins diários com informações oficiais para parentes das vítimas.

Apoio

- Foram montadas duas centrais de Acolhimento e Apoio: uma em Santana, no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBM); e outra em Macapá, na sede da Politec, onde os corpos chegam e devem passar por identificação e liberação para funeral. Ambos reúnem assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros.

Familiares devem ir nestes locais para passar informações que ajudem na identificação dos corpos resgatados.

- O Estado tem o apoio da Prefeitura de Macapá, que disponibilizou 25 urnas funerárias para o sepultamento das vítimas; e das prefeituras de Santana e Laranjal do Jari, que ajudam nas buscas e atendimento às famílias de vítimas.

Estrutura

- Aeronaves: A estrutura montada pelo Governo do Amapá para resgate de sobreviventes, buscas por desaparecidos e translado de corpos conta com 5 aeronaves: 2 do Grupo Tático Aerotransportado (GTA) do Estado do Amapá; 2 cedidas pelo Executivo paraense; e um helicóptero de grande porte da Marinha do Brasil. As aeronaves também passaram a operar nas buscas, considerando a ampliação da área de atuação das equipes.

- Embarcações: Dois barcos dão suporte: um do Corpo de Bombeiros do Amapá e outro da Marinha. O Exército disponibilizou também 4 voadeiras e pilotos para auxiliar nas buscas a partir desta quinta-feira, 5.

- Profissionais: Mais de 60 militares trabalham na operação, incluindo policiais militares e civis do Amapá e Pará, Marinha e Corpo de Bombeiros dos dois estados. Entre o efetivo estão 27 mergulhadores, 14 do Corpo de Bombeiros do Amapá, 9 do estado do Pará e 4 do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário