18 de dez. de 2010

PODER JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO DE MÃOS DADAS PELA PAZ NO TRÂNSITO LEGAL EM MACAPÁ

Uma parceria iniciada hoje (18) pelo Ministério Público Amapaense e Tribunal de Justiça do Amapá uniu os projetos sociais "Trânsito Legal" e "Paz no Trânsito", cujo objetivo será humanizar o violento trânsito de Macapá, que já conta, apenas este ano, com mais de 111 mortes e milhares de acidentados.

Uma blitz educativa na BR 156 marcou o primeiro encontro das duas instituições e o local escolhido foi o Juizado Especial Norte de Macapá, bairro São Lázaro, principalmente, por se tratar de uma região perigosa, onde os veículos imprimem grandes velocidades, numa BR que não tem nenhuma passarela.

Durante a campanha foram distribuídos 1600 adesivos, de um total de 5000, que serão posteriormente distribuídos, com a seguinte frase: "Menino Jesus, dai-nos a paz no trânsito", cujo patrocínio foi garantido pelos Supermercados Fortaleza e Shopping Macapá.

A grande e principal surpresa foi a participação de vítimas sobreviventes e familiares de vítimas fatais no trânsito de Macapá, que além de pedirem justiça, face a sensação de impunidade causada por este tipo de crime, onde ninguém é preso, mesmo enfermas e, sob o sol escaldante do local, distribuíram adesivos, sacolinhas, material educativos para os motoristas, pedindo PAZ NO TRÂNSITO.

Durante o evento, o "MP Comunitário", outro projeto social do Ministério Público Amapaense, atendeu várias as vítimas do trânsito e, através de um protocolo formal, as encaminhou para as autoridades competentes, dentre elas, INSS, Defensoria Pública, etc.

O evento contou com o paio do batalhão de Trânsito de Macapá e da Polícia Rodoviária Federal que exerceram seus papeis fiscalizadores, onde espalhados pela cidade de Macapá, desde às 6:00 horas da manhã, multaram todos os veículos que agrediram a legislação de trânsito. Foram distribuídos pela cidade de Macapá, cerca de trinta policiais mulitares, em cruzamentos problemáticos.

Caso as infrações tenham sido cometidas por veículos que detém a concessão pública, como mototáxi e taxi, o Ministério Público da Cidadania de Macapá, na pessoa do Dr. Marcelo Moraes, que também participou e planejou o bliz, recomendará a Prefeitura Municipal de Macapá a suspensão imediatamente da concessão do veículo infrator. Outra medida tomada pelo Ministério Publico da Cidadania será o acompanhamento de todas as multas aplicadas até o seu curso final.

O Procurador Geral de Justiça do Amapá, Dr. Iaci Pelaes, participou ativamente da programação e prometeu ser rigoroso quanto aos infratores de trânsito neste Estado, alías, quando Titular do Tribunal do Júri de Macapá foi o primeiro Promotor de Justiça a ofertar denúncia por homicídio doloso em crime de trânsito.

A parceria continuará em outras blitzs, principalmente, na véspera de ano novo e carnaval.

Vejam algumas fotos da campanha:














Nenhum comentário:

Postar um comentário