2 de set. de 2010

Cinema: 5 Mortes em Set de Filmagens

Heath Ledger uma vez disse: "I'm not good at future planning. I don't plan at all. I don't know what I'm doing tomorrow. I don't have a day planned and I don't have a diary. I completely live in the now, not in the past, not in the future." (Eu não sou bom em planejar o futuro. Não planejo nada. Não sei o que estarei fazendo amanhã. Eu não tenho o dia planejado e nem possuo um diário. Vivo inteiramente no agora, não no passado, nem no futuro. - Livre tradução). Algumas situações nos fazem pensar sobre esta relação Passado - Presente - Futuro; E uma delas são as ditas "mortes absurdas".

Assim, continuo o tema macabro da outra postagem, seguindo a lista de mais 5 Atores que Morreram em Set de Filmagens e, claro, Bônus.



Bruce Lee

Filme - Operação Dragão e Jogo da Morte
Ano - 1973

Como iniciei a outra lista com o filho da lenda das artes marciais, principio com Bruce Lee. O mesmo, no auge de sua carreira, filmava dois longas ao mesmo tempo: "Operação Dragão" e "Jogo da Morte". Entre uma gravação e outra, Lee acabou falecendo em 20 de julho de 1973, em virtude de um edema cerebral, causado pela ingestão de um medicamento composto de aspirina e relaxante muscular - conforme anunciava o prontuário médico. O remédio havia sido ingerido pelo ator, que vinha sofrendo de constantes enxaquecas. Para concluir a participação do personagem de Lee nos dois filmes, os produtores utlizaram sósias e material de arquivo. Como na situação de Brandon, a morte de Bruce é repleta de lendas e suposições - em sua maioria ligada a dita máfia japonesa.




Martha Mansfield

Filme - The Warrens of Virginia
Ano - 1923

A musa do cinema mudo teve uma das mortes mais trágicas e absurdas da história do cinema! A bela atriz, no set de filmagem da película acima citada, em 30 de novembro de 1923, sofreu graves queimaduras durante uma das cenas. Um de seus colegas de cena ascendeu a um cigarro próximo ao elaborado figurino de Martha - repleto de babados, camadas e tecidos altamente inflamáveis - fazendo com que a roupa incendiace-se quase que instantaneamente. O rosto e pescoço da atriz foram salvos, quando um dos atores jogou o seu casaco sobre a mesma; Contudo, o resto do corpo foi severamente atingido. Faleceu mais tarde no hospital.

Não encontrei nenhum trailer do filme em questão, mas para não perder a oportunidade, incluí o filme completo de 1920 com a participação de Mansfield: O Médico e o Monstro.



Roy Kinnear

Filme - O Retorno dos Mosqueteiros
Ano - 1989

Durante o filme de 1989 O Retorno dos Mosqueteiros, o ator Roy Kinnear caiu de um cavalo em Toledo - Espanha -, quebrando o osso que forma a pélvis. Ele foi levado para um hospital em Madri, e morreu devido a um ataque cardíaco no dia seguinte. O diretor do filme, Richard Lester, desistiu de sua carreira nos filmes como um resultado direto da morte de Roy Kinnear, grande amigo seu.



Oliver Reed

Filme - Gladiador
Ano - 2000

O intérprete de Próximo era conhecido pelo seu gosto pela bebida; Foi num momento em que aproveitava de seu hábito em um pub na ilha de Malta, local em que foi rodado o filme, que o mesmo morreu. Como faltavam apenas três cenas, o diretor Ridley Scott apostou na tecnologia, recriando digitalmente o rosto do ator e o colocando no corpo de um dublê.



John Wayne

Filme - O Conquistador
Ano - 1979 (sofrendo com o câncer desde o final da década de 60)

Sabe aquela história de que um filme seria amaldiçoado? Bem, O Conquistador realmente era! Ninguém sabe ao certo o motivo, mas devido a uma radiação misteriosa - por muitos atribuida ao Exército testando bombas atômicas perto de Nevada (local de filmagem do dito) - faleceram mais de 90 pessoas do set, incluindo o Diretor e o Protagonista do Filme. Ou seja, em que pese John Wayne não tenha morrido nos sets em si, foi em virtude desta locação que o mesmo veio a falecer posteriormente consumido pelo Câncer. Vale destacar que das 220 pessoas que trabalharam no local onde foi gravado o filme, perto de Utah, 91 contraíram Câncer e nos anos 80, 46 dessas pessoas morreram. Entre elas estavam alguns atores muito conhecidos, como John Wayne, Susan Hayward, Agnes Moorehead, e o diretor Dick Powell. Especialistas dizem queem circunstâncias normais apenas 30 pessoas de um grupos daquele tamanho poderiam ter tido Câncer.

Curiosidade: O produtor do filme, Howard Hughes, contou que o filme era tão ruim que ele comprou cada cópia feita e se recusou a distribuír o filme. Nos quatro anos seguintes, a única pessoa que tinha assistido o filme foi o próprio Howard, que o via noite após noite durante a paranóia dos seus últimos anos de vida, até 1974 quando a Paramoun chegou a um acordo com ele. Esse seria seu último filme produzido. Para quem não conhece, ou não relacionou o nome a pessoa, Howard Hughes é interpretado pelo leonardo DiCaprio no filme O Aviador.



Menções/Bônus:


Heath Ledger
Filme - O Cavaleiro das Trevas & O Imaginário do Doutor Parnassus
Ano: 2008

O australiano Heath Ledger não pôde aproveitar o sucesso que obteve com o filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas", no qual interpretou a personagem Coringa, pois em 22 de janeiro de 2008, aos 28 anos, ele foi encontrado morto em seu apartamento. À época, o ator participava das filmagens de "O Imaginário do Doutor Parnassus", longa fantasioso que permitia que Tony, interpretado por Ledger, mudasse de aparência no decorrer da história. Graças a isso, o diretor pôde utilizar diferentes atores para concluir a filmagem, dentre eles, Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law.

Minha homenagem póstuma a Heath Ledger aqui no blog: Terça-feira se Foi




Humphrey Bogart
Filme - A Trágica Farsa
Ano - 1957

Um dos atores mais aplaudidos de Hollywood, Humphrey Bogart morreu de câncer de esôfago em 14 de janeiro de 1957. A doença foi diagnostica na época em que ele gravava o filme "A Trágica Farsa" ("The Harder They Fall"), que só pôde ser concluído porque o ator Paul Frees, que também aparece no longa como um pastor, interpretou a personagem de Bogart nas últimas cenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário