30 de jul. de 2010

1000 km pelo Nordeste do Brasil

image cicloturismo

Viagem de cicloturismo feita há alguns anos de Aracaju/SE até Natal/RN num total de mil quilometros percorridos em 14 dias juntamente a um amigo.

A viagem foi iniciada em Julho de 1994, era inverno, época da Copa do Mundo (EUA) e férias, além disso estava desempregado e meio desanimado porém apresentei meu projeto ao meu grande amigo Edmilson e ele adorou, porém tínhamos mais um problema: ele fazia Engenharia e só teríamos o período de férias para fazer a viagem e isso se conseguíssemos o dinheiro para a parte dele. Tentei buscar patrocinadores mas todos queriam experiências anteriores para ter credibilidade e nessa só conseguimos uma par de camisetas! Enfim a irmã de meu amigo emprestou-lhe R$ 500,00 e eu dispunha de outro tanto desse, resolvemos então levar uma barraca a fim de economizar com hospedagens, para o restante acreditamos que seria suficiente essa quantia. Nossa ideia original era percorrer o litoral desde Aracaju/SE até Natal/RN, iríamos de S. Paulo até Sergipe de ônibus pois este trecho tem muito movimento e queríamos paz e contato com a natureza.

Partimos de nossa cidade natal (Itu/SP) até a capital com nossa bagagem e nossas bikes desmontadas e embaladas numa “mala” artesanal a fim de proteger e facilitar o transporte no ônibus, nosso primeiro imprevisto ocorreu quando chegamos no Terminal Tietê e por ser férias não havia passagem aquele dia, nem imaginamos quanta gente viaja nas férias, mas não desanimamos quando o agenciador nos disse que passagem direto para Aracaju só teria em 15 dias! Pensei: vamos tentar até o local mais próximo e daí pegaremos outro ônibus, para Salvador nada, Porto Seguro nada, então conseguimos passagem para Vitória/ES e lá fomos nós felizes. Chegamos à Vitória já a noite, conseguimos passagem só até Salvador mas tudo bem, tomamos um banho na rodoviária e seguimos viajando durante toda a noite.

Chegando a Salvador aí sim conseguimos passagem para Aracaju só que em ônibus executivo com direito a serviço de bordo e tudo. Uma coisa que chamou muito a atenção das pessoas foi nossa mala para bike que mais parecia que continha uma cadeira de rodas e todos queriam saber o que era. Quando finalmente chegamos a Aracaju já era noite, após dois dias de viagem, então montamos as bikes na Rodoviária mesmo e fomos pedalando atrás de um Albergue da Juventude pois nas cidades grandes são uma opção bem interessante. Nosso plano original era percorrer o caminho, sempre que possível, via litoral, pela praia e assim iniciamos a pedalada cruzando o Rio Sergipe de balsa e seguindo até a praia, pelo meu planejamento deveríamos pedalar em torno de 80 km por dia afim de aproveitar um pouco dos locais visitados.

Logo no primeiro dia sentimos que na areia da praia, com a bicicleta pesada e com vento contra essa média dificilmente seria alcançada, e ainda por cima tivemos que aprender sobre os horários das marés, já que com a maré alta tínhamos que pedalar na areia fofa e isso exige muito esforço. Resolvemos então viajar pelas rodovias costeiras onde houvessem pois além disso nesta época do ano chove bastante. Fizemos o litoral de Sergipe em 2 dias pela praia, passamos pela reserva de Santa Isabel, cruzamos o Rio São Francisco de canoa em sua foz e a partir de Alagoas seguimos via rodovia pois ela seguia o tempo todo a beira mar. E assim fomos adiante conforme o roteiro: Aracaju, Pirambu, Brejo Grande (Sergipe), Piaçabuçu, Maceió, Japaratinga, Maragogi (Alagoas), São José da Coroa Grande, Tamandaré, Recife (Pernambuco), João Pessoa, Rio Tinto, Baía da Traição (Paraíba) e finalmente Natal (Rio Grande do Norte), depois de mil quilômetros, quatorze dias pedalando mais alguns descansando e lá estávamos nós! Assim parece pouco mas os detalhes foram muitos, desde pequenos vilarejos onde as crianças corriam nos acompanhando, praias maravilhosas e pouco conhecidas até um dos fatos mais importantes da viagem: quando chegamos a Recife conseguimos assistir o desfile da Seleção do Tetra pelas ruas da capital.

Também tivemos roubadas como um pneu que furou ao atravessarmos uma duna e só conseguimos consertar colocando outra câmara de ar nova, um dia todo para atravessarmos um imenso canavial no norte da Paraíba debaixo de um Sol escaldante, a quebra de um cubo que nos forçou a acampar em um posto a beira da estrada até consertarmos. Aliás para fazer uma viagem dessas é necessário um mínimo de conhecimento em mecânica de bicicletas para solucionar alguns problemas.

Ao final ficou aquele gostinho de quero mais, acabei fazendo um diário da viagem e quem sabe um outro dia ainda faremos o trecho Natal/RN à Fortaleza/CE o qual dizem também ser muito bonito. E tem mais um detalhe: o dinheiro deu certinho mas se alguém quiser encarar acampando pelas belas praias pode gastar menos ainda. Dicas também posso fornecer apesar desta viagem ter sido feitas já há alguns anos!