30 de jun. de 2010

S.O.S. Pernambuco e Alagoas

chuvas

Este post deveria ter sido feito há uma semana, quando começou a campanha para ajudar as vítimas das chuvas aqui em Pernambuco e em Alagoas. Tenho procurado fazer a minha parte, doei algumas coisas e tenho procurado divulgar tudo que fico sabendo através do meu Twitter, onde sou bem mais assídua do que no blog. Não fui às cidades atingidas, confesso. Tive vontade de ir, não sei exatamente para que, mas as autoridades dizem que é melhor que apenas as equipes que estão trabalhando em resgates e na reestruturação das cidades estejam lá. Além disso, há risco de roubos e saques. Não há como condenar aquelas pessoas por isso, tudo que se vê por lá é destruição, morte, fome, sujeira e desespero. É um cenário como o de uma guerra, onde falta luz, água, comida, teto e, muitas vezes, perdeu-se também as pessoas próximas. Ministros compararam ao terremoto do Haiti (você lembra disso, não lembra?). É triste, muito triste.

E continua chovendo por aqui, portanto isso vai continuar difícil por um bom tempo. O governo de Pernambuco divulgou os dados mais recentes: 55.643 desalojados, 18 óbitos, 14.136 casas e 4.478 km de estradas e 142 pontes destruídas ou danificadas. Triste, não é? Então é tempo de ajudar. Vou colocar alguns links através dos quais você pode ter mais informações sobre modos de colaborar com essa campanha. Dê uma olhada, se mexa e faça. Segue:

* JC Online – publicou uma lista enorme de lugares onde é possível deixar doações, em Recife, e até como elaborar kits de sobrevivência, em Pernambuco.

* PE 360 Graus – para saber mais sobre a situação das cidades e lugares para fazer doações, em Pernambuco.

* Codecipe – Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco. É importante para ter informações oficiais sobre a situação nas cidades atingidas.

* Jornal Nacionalnesse link mostra posts em outros lugares, inclusive para doar também para Alagoas, que está em situação extremamente crítica, do mesmo modo que Pernambuco.

* @SOSAlagoas e @SOSPernambuco – no Twitter, claro. Melhor lugar para saber tudo, atualizado. Siga também as tags #SOSAlagoas e #SOSPernambuco.

Nas capitais onde há arenas da Copa, para assistir os jogos, há pontos de coleta de donativos, bem como em vários outros pontos pelo país. Então eu peço: colabore. Essa nossa ajuda, junto com o apoio de entidades públicas, é a única esperança que as pessoas que perderam tudo têm, neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário