10 de jun. de 2010

Netbook ou Notebook?

Com a chegada dos netbooks, aqueles “notebooks pequenininhos”, ao mercado os consumidores estão confusos. Eles são bonitinhos e leves, mas custam quase o mesmo preço de um notebook barato. Vale a pena pagar “mais” por “menos”? Ou é melhor investir em um portátil tradicional? Pensando nisto, pesquisei sobre algumas vantagens e desvantagens de cada uma, para que você saiba o melhor na hora de comprá-lo...

Rendimento

O primeiro ponto a se levar em conta é o poder de processamento. Mesmo os notebooks mais modestos, equipados com processadores de entrada como o Intel Celeron ou o AMD Sempron, são bem mais “parrudos” que os netbooks.

Sua Utilidade...

Cada um tem uma utilidade para seu Computador Portátil, saiba qual é a sua maior necessidade, para que irá utilizá-lo. Um netbook se presta a navegar pela web, escrever textos, planilhas e preparar apresentações simples. Até dá para ouvir música em MP3 e assistir a alguns vídeos digitais, mas ele não tem fôlego para muito mais que isso.

Um notebook, por outro lado, é basicamente um computador comum espremido em uma “embalagem” menor. Se estiver equipado com um bom processador e uma quantidade adequada de memória RAM, ele faz praticamente tudo o que um PC de mesa faria, exceto jogos, que demandam recursos mais avançados.

Portabilidade do Netbook

A grande sacada dos netbooks é a portabilidade: Com aproximadamente 1 Kg, são aparelhos feitos para carregar dentro da mochila ou da bolsa como se fossem livros, até porque tem o mesmo tamanho de um livro médio. São tão pequenos que podem ser usados apoiados em uma mão, digitando com a outra. É algo importante a considerar se você planeja carregar o micro para onde for o dia inteiro, todo dia.

O Poder do Notebook

Um bom notebook, com tela maior e peso considerável, já consegue dar conta do recado de praticamente qualquer tarefa que um PC de mesa tira de letra. Até algum tempo atrás, notebooks eram sinônimo de máquinas limitadas e fracas, mas hoje isso não é verdade.

Além de consumir menos energia para funcionar que um PC convencional, os notebooks têm a vantagem de serem portáteis, servir como poderosas máquinas de multimídia - alguns até rodam filmes em Blu-Ray - e, em alguns casos, substituir totalmente os PCs de mesa.

Como os preços dos notebooks básicos estão caindo a cada dia, mesmo com a crise internacional ameaçando catapultar os preços para cima, muita gente decidiu abandonar os desktops em prol dos portáteis. Com telas que vão das compactas 13 polegadas a mais de 20 polegadas, esse tipo de máquina é idel também para quem não quer destruir a decoração da casa com um PC desktop grandalhão, esteticamente incompatível.

Resultado Final

É impossível decidir algum entre os dois, mais serve a dica, procure comprar aquele que será mais útil para você, dependendo de seu estilo de vida e até Profissão. Espero que tenham gostado do Post, porém, grande parte do texto não foi meu, e sim, do Colunista da Ig Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário