28 de mai. de 2010

Para que servem as teclas Pause, Print Screen e Scroll Lock?

image

Hoje em dia, a tecla “Pause” raramente é usada, mas quem trabalha ou trabalhou diretamente no prompt de comando do DOS ou na Bash do Linux, usou bastante. Quando uma lista de resultados é muito grande e os dados não param de aparecer e sumir na tela, o botão pause simplesmente congela a exibição da lista, permitindo a visualização dos dados.

Atualmente, para mim, a principal função dela é como atalho para chamar a propriedade do sistema do Windows (tecla Windows + Pause).

Já a tecla Print Screen (Prt SC) é muito útil para quem faz tutoriais. Quando você clica nessa tecla, uma cópia de tudo o que aparece na tela fica na memória. Depois é só você abrir seu editor de imagens predileto e clicar em “CTRL + V” para colar o screenshot para ser editado!
Mas o maior mistério de todos com certeza é a tecla Scroll Lock (Scr Lk). Na verdade, ela praticamente não tem função alguma no computador e muito raramente os programas são feitos para utilizá-la.

O principal (para não dizer o único) exemplo que eu conheço é o Excel. Com o Scroll Lock desativado, ao clicar nas setas, você move a seleção de células para todos os lados. Já se ele estiver ativado, ao clicar nas setas a planilha inteira é movida para todos os lados, deixando a célula selecionada sempre pronta para receber os dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário