26 de mai. de 2010

A ARCA DE NOÉ. A VERDADE IGNORADA PELOS CRISTÃOS.

OBSERVAÇÕES A SEREM CONSIDERADAS AO LER ESSA POSTAGEM:

1. Esse é um blog voltado para o público cristão ou interessados no mundo cristão. Somente esses.
2. Essa postagem não é um artigo científico. São apenas pensamentos de um cristão que decidiu deixar de fazer parte da massa manipulada. (Ou pelomenos estar tentando deixar de ser)
3. Atende muito para as passagens em negrito, assim como para as sublinhadas.
4. Leia a postagem toda antes de julgar o editor do CSM como uma pessoa sem fé.

5.
Você pode concordar ou não, não estamos querendo mudar sua opinião, e sim acrescentar. O que importa é que nós respeitamos sua opinião. Portanto, deixe-a nos comentários. O melhor será publicado no blog.
Vamos ao que interessa:


A ARCA DE NOÉ. A VERDADE IGNORADA PELOS CRISTÃOS. (VERSÃO 1)

A história todos conhecem. Segundo a bíblia, a arca abrigou um casal de cada espécie de animal do nosso planeta. Falarei primeiro sobre uma perspectiva humana, ou seja, pela lógica.

Analisemos primeiro o tamanho da arca:

E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. (Gênesis 6.15)

Um côvado equivale hoje a aproximadamente 45 cm (0,45m), que corresponde na Bíblia a dois palmos.
Logo as dimensões aproximadas da arca de Noé, em metro, são as seguintes:






Comprimento: 135m (300 côvados = 300*0,45m)
Largura: 22,5m (50 côvados = 50*0,45m)
Altura: 13,5m (30 côvados = 30*0,45m)






Entraram na arca animais de
todas as espécies da Terra, sendo sete casais dos que eram considerados limpos e um casal dos que não eram considerados limpos. Veja o versículo transcrito:

De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra. (Gênesis 7.2-3).

Choveu 40 dias e 40 noites.



A Bíblia diz que choveu tanto, que
todos os montes da Terra ficaram submersos, de maneira que tudo aquilo que não estava na arca morreu.
Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca. (Gênesis 7.23)




Ficou a Terra submersa durante 150 dias. (Gênesis 7.24)

A arca ficou 100% fechada! Havia apenas uma pequena janela, que, como se pode imaginar, permaneceu fechada pelo menos enquanto chovia, para que a arca não enchesse de água.


Ok, comecemos de fato a falar sobre o que de fato o post se destina.


Cresci numa igreja Assembléia de Deus. (Repetindo algo que já falei noutras ocasiões) Na minha infância e adolescência fui um frequentador da Escola Bíblica (EBD), aos domingos pela manhã. Um dia a lição era justamente sobre a arca de Noé. Minha cabeça se encheu de dúvidas, e dessas dúvidas (questionamentos que daqui a pouco falarei) surgiram as perguntas: Mas como é que pode? É mesmo possível? Expus ao professor o que estava a pensar. Ele me respondeu dizendo que para Deus não há impossível, e se você duvidar você estará estar pecando, pois estará duvidando do poder de Deus. Tive que me contentar com essa resposta para todos os questionamentos que fiz sobre algum assunto bíblico. Era sempre um não duvide! cuidado com a blasfêmia! e etc.

Com o tempo decidi que aquela resposta não era suficiente e procurei minha próprias respostas, na Bíblia, já que na igreja ninguém queria comigo falar, ou pelomenos evitavam falar sobre meus questionamentos.

Depois de muito pensar e de resolver deixar de ser hipócrita comigo mesmo, cheguei a algumas conclusões e não conclusões..

Noé, um homem com 600 anos conseguiu levar até a arca animais de toda a Terra. Nessa lista entram todo animal que se pode imaginar. Aí me pergunto: Como ele fez pra conseguir um casal de pinguins antárticos? E um casal de urso polares? E um casal de cada animal, por exemplo, da ilha de Galápagos, que só existem lá? Noé foi um homem bastante hábil! Só no Brasil, existem cerca de 460 espécies de mamíferos, imagine na Terra! Milhares... Ele andou muito!

E caiu tanta água da chuva, que cobriu toda a face da Terra, logo a água salgada se misturou com a doce. Dessa forma os peixes de água doce, que não sobrevivem na água salgada do mar também morreram! Logo, Noé também deve ter pego casais de peixes, ou não? (Não me diga que você nunca se perguntou isso?) E sem falar dos insetos, cujo número de espécies chegam a milhão(ões)! Ele pegou uma espécie de cada também, tá na Bíblia! Leia lá dinovo... Lá diz que foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, logo os se os insetos existem hoje, é porque Noé os colocou também na Arca!
Agora tente visualizar a arca fechada, lacrada por fora por Deus. Cheia de animais, lotada! E mais Noé com sua família cuidando da bicharada toda.

Tinha também na arca o compartimento dos alimentos. Pois para 150 dias dentro da arca todos deveriam comer. Era muita comida! Só o leão precisa de 5kg de carne por dia para sobreviver. Assim como o tigre, a onça, o leopardo, o guepardo e etc precisam, em quantidades diferentes. Assim sendo, Noé também levou animais para os carnívoros se alimentarem, aumentando assim a lista de animais dentro da arca. Usando esse mesmo raciocícnio, chega-se à conclusão que lá também tinha plantas para os herbívoros, e etc...
Lembre-se que nesse período que a Terra estava submersa, os animais de mesma espécie juntinhos como estavam, como se pode imaginar, cruzaram. A gestação do coelho, por exemplo dura 30 dias. E com isso, a lista de animais vai aumentando...
E, como é óbvio, que tudo aquilo que se come vira fezes... A arca, como estava totalmente fechada, deve ter ficado com um ar no mínimo mal-cheiroso (ou seja, fedorento). Contudo Noé não podia abrir a janela, pois de abrisse era água dentro da arca, o que leva-nos a crer que dentro da arca estava escuro, e Noé tinha alguma coisa para combater a escuridão. Se fosse algo com fogo imagina-se a fumaça lá dentro. Aí juntava o (mal) cheiro dos animais, das
fezes dos animais e da família de Noé, da fumaça, "flatulências" , e etc... Eles iriam sufocar, Noé tinha que abrir aquela janela, mas se ele abrisse a água entraria. Eita dificuldade que ele deve ter passado lá dentro nesses 150 dias. Sei como foi que ele fez não...
***(Na verdade só Deus sabe!).







Mas continuando:

Com esses qustionamentos vieram as conclusões:
Minha gente, isso é totalmente impossível! Extremamente impossível! Veja novamente as dimensões da arca. Era bem grande, mas para abrigar todas as espécies da Terra e mais alimentos pra eles todos, tornava-se pequena. Não tem como, não adianta vir com blablablá, é impossível!
Como foi que Noé atravessou o mundo, indo de um pólo a outro, andando em todos os países do mundo procurando animais para colocar na arca? E a água, que cobriu toda a face da Terra? O pico mais alto da Terra tem mais de 8km de altura, e conforme diz a Bíblia, ele também foi coberto. Foi água demais. E os peixes de água doce, não morreram? E depois que Noé saiu da arca, como será que estava o cheiro do ar, com tanto ser vivo morto. Até as plantas morreram! Afinal de contas elas ficaram debaixo de mais de 8km de água durante 5 meses! E isso sem falar nos dinossauros! ( Não me diga que você nunca tinha pensado nisso?) (O que você acha leitor, opine)



Mas peraí, esse não é um blog evangélico?
Como pode um evangélico estar falando essas coisas?
Todo e qualquer evangélico pensa sobre essas coisas. Vive, porém, a vida toda se martirizando e tentando não pensar nisso, pois colocaram em nossa cabeça que questionar é duvidar e duvidar de Deus é um pecado terrível!
Essa é a verdade. Simples assim!

Mas aí alguém pode estar se perguntando: Se esse blogueiro não acredita na história da arca de Noé, como ele pode ser de uma religião que se baseia na Bíblia?

Agora vem a segunda parte da postagem, que é falar sobre esse assunto como um cristão.

(Veja bem, sou um seguidor de Cristo e procuro seguir o que Ele ensinou. Acredito na Bíblia, afinal de contas, ela é a bússola de toda a religião cristã.
Na Bíblia em si, não encontrei nada de errado, em relação a nela conter algum ensinamento que me leve a cometer o mal.
O que está errado não é a Bíblia e sim a maneira como ela é entendida!
O que tem de gente mundo afora interpretanto-a de maneira errônea, intencionando tirar vantagem não se conta!
Tudo no livro sagrado deve ser analisado em seu contexto.)


Veja bem, acredito que o pior cego é aquele que não quer ver. Contra fatos não existem argumentos. Acredito em Deus, mas isso não interfere a minha crença em fatos concretos. Vou exemplificar para ficar bem entendido: Já vária vezes ouvi um pastor a falar que acredita tanto na Bíblia que se lá tivesse dizendo que a Jonas engoliu a baleia ele acreditaria! Que absurdo! Isso chega a ser fanatismo... Outro exemplo: fazendo uns cálculos, chega-se à conclusão que a história que Deus criou vida no planeta há aproximadamente 6 mil anos. (leia a Bíblia, pesquise, faça as contas, ou procure na internet e comprove). Ora, mas se existem fósseis datados de centenas de milhares de anos, ou vou crer que tudo foi por Deus criado em sete dias há seis milênios? Claro que não! A fé cristão não precisa ser uma fé cega de maneira nenhuma.


Mas e aí, senhor blogueiro, eu vou deixar de crer na Bíblia agora?

De maneira nenhuma! Não é na Bíblia que você deve deixar de acreditar, e sim nos charlatões que a interpetam a seu bel prazer, de maneira a fazer com os irmãos vivam de acordo com o que eles dizem que a Bíblia diz.

Voltando agora ao assunto arca:


Creio que a arca de Noé existiu, creio também que Deus é onipotente, mas existem fatos na Bíblia que não devem ser levados literalmente, digo ao pé la letra. Esse é um! Antes de dizerem que sou blásfemo, veja se os exemplos a seguir podem ser levados ao pé da letra:


1. Sabemos que a terra é redonda, logo, não tem extremidade. Pois a Bíblia diz em vários versículos que tem! Diz também que até o céu tem! Leia e confira em sua Bíblia:

Deuteronômio 13.7

"Dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade."

Salmos 19.6
A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.

Jeremias 25.33
E serão os mortos do SENHOR, naquele dia, desde uma extremidade da terra até à outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão por esterco sobre a face da terra.


Lucas 17.24

Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.

2. Imagine você e sua esposa ou marido (ou futuro(a)). Leia o versículo abaixo e veja se é possível levá-lo ao pé da letra:

I Timóteo 2.12
Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

Será?

3. A Bíblia permite a escravidão. Veja o que Paulo escrveu sobre isso no versículo abaixo. Ele usa uma palavra diferente pra amenizar o impacto, mas todos sabemos o que significa:


Efésios 6.5
Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;


E aí, dá pra levar a Bílbia ao pé da letra?
Como aconteceu na arca de Noé, nós havaremos de saber quando Deus nos disser, no dia em que nos encontrarmos com ele. Enquanto isso, não somos obrigado a acreditar cegamente em coisas que a razão diz que não. Não sabemos, por exemplo, como era a visão de mundo do escritor da história da arca.
Não estou aqui dizendo que Deus não tem poder pra fazer milagres. Creio Cristo ressucitou mortos. Mas um milagre desses é uma coisa. Arca de Noé, outra totalmente diferente!

Veja algumas possíveis contra-argumentos a esse assunto.

É claro que se Deus pode tudo, Ele pode ter teletransportado os animais pra lá... Ele também pode ter feito com que os animais não sentissem fome durante os 150 dias, e não defecassem, e não morressem sufocados, e não terem morrido de fome ao sair da arca esperar as plantas crescerem novamente para poder comer. Ele também tem poder pra ter feito com que a família de Noé dentro 4 mil anos gerasse os mais de 6 bilhões de pessoas que existem no mundo...
Se você acredita que Deus age desse jeito, você certamente não está a basear-se na Bíblia, pois nela não tem nada que embase isso!

Conclusão:

Não deixe de acreditar em Deus, continue tentando seguir os preceitos de Cristo.
Não tenha medo de se questionar sobre o que você tem dúvidas. E aquilo que você sabe que está errado, denuncie, não compactue com o erro, isso sim é pecado! Questionar sobre o que está errado, não!
Estude, leia a Bíblia, não aceite de mão beijada aquilo que o pastor fala do alto do púlpito.
Não deixe de acreditar nos relatos bíblicos, pois a Bíblia é bússola de nossa caminhada para o céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário